Foto: Reprodução/TSE
A uma semana do primeiro turno das eleições, o e-Título já foi ativado por cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil. Apenas este ano, houve mais de 13 milhões de ativações do documento digital que substitui o título de eleitor de papel.
Conforme divulgado pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), o aplicativo que dá acesso ao documento foi o mais baixado tanto no Android quanto no iOS.
Somente na última semana, o número de usuários ativos aumentou em 2,5 milhões. O e-Título pode ser usado no dia da votação como identificação desde que esteja atualizado e com foto.
O aplicativo está disponível desde 2018 e, além do documento digital, é possível fazer consultas sobre o local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e outros serviços.
Com a alta demanda, o TSE aconselha não deixar para baixar o aplicativo na última hora e enfatiza que no dia 2 de outubro, domingo em que ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título será suspensa e só voltará na segunda-feira, 3.
Caso haja segundo turno, no dia 30 de outubro, também será suspensa a emissão do documento digital, ou seja, os eleitores têm até o dia anterior à eleição para aderir a essa tecnologia. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play e na App Store.
Como Baixar App do e-Título
Para utilizar o e-Título você vai precisar baixa-lo em seu smartphone ou tablet. Se o seu sistema for Android, você deve ir ao Google Play Store. Porém, se seu sistema operacional foi iOS, você deverá ir a App Store.
- Entre na loja virtual e digite na busca e-Título.
- Quando encontrar o aplicativo oficial, clique em fazer o download.
- Depois que ele for baixado é necessário acessar o aplicativo e colocar os dados que são pedidos.
- Com isso, você á terá acesso a informações sobre o local de votação e o QR Code para fazer a validação.
Como fazer o Cadastro
Você não precisará se cadastrar no site da justiça eleitoral e sim, no aplicativo que realizou o download.
- Número do título de eleitor
- Nome completo
- Nome da mãe
- Nome do pai
- Data de nascimento
Depois desses dados, basta clicar em “acessar” e você já estará cadastrado. Isso é apenas para o primeiro acesso. Após isso você poderá acessar o app normalmente.
Como usar o Título de Eleitor Digital
O e-Título poderá ser utilizado durante a votação eleitoral que irá acontecer no final do ano. Se você já fez o cadastramento biométrico, ele irá aparecer no sistema, até mesmo sua foto.
Caso não tenha
feito, sua foto não aparecerá no aplicativo e você deverá levar um
documento com foto para votar. Ou seja, agora você não vai precisar mais
levar o título de eleitor impresso durante a votação. O E- Título pode valer como o único documento necessário na hora da votação, desde que tenha a foto no aplicativo. Por isso, baixe o E- Título e tenha facilidade na votação e todas as informações que você precisa de forma simples e rápida.
0 Você está em: “ e-Título se torna o aplicativo mais baixado no Brasil e TSE, Veja como baixar”