(Imagem: OMS/CENTRO DE CONTROLE DE DOENÇAS DA NIGÉRIA)
O Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que identificou, até o último sábado (21), 92 casos e 28 suspeitos da varíola dos macacos. As infecções foram confirmadas em em 12 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) que, por sua vez, não são endêmicas para o vírus.
A agência disse ainda que irá disponibilizar mais informações nos próximos dias para os países, sobre minimizar a propagação da doença.
"As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos", acrescentou a ONU.
"O que parece estar acontecendo agora é que ela entrou na população como uma forma sexual, como uma forma genital, e está se espalhando assim como as infecções sexualmente transmissíveis, o que amplificou sua transmissão em todo o mundo", disse David Heymann, funcionário da OMS e um especialista em doenças infecciosas, à Reuters.
Heymann disse que um comitê internacional de especialistas se reuniu, por videoconferência, para analisar o que precisa ser estudado sobre a doença.
Áustria confirma caso
Neste domingo (22), a Áustria confirmou o primeiri caso da varíola dos macacos. A doença vem sendo identificada em diversas nações europeias, além dos Estados Unidos e na Austrália. A doença, que é endêmica em regiões da África Central e Ocidental, também fez seu primeiro caso na Suíça.
Com os novos casos, sobe para 15 o número de países que registraram ao menos uma pessoa infectada pela varírola dos macacos desde o início do mês. Até o momento, Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Alemanha (onde um dos infectados é um brasileiro), Itália, Suécia, Espanha, Portugal, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Israel também registraram casos.
0 Você está em: “OMS diz esperar mais casos de varíola dos macacos surjam pelo mundo”