Nesta sexta-feira (21) o MEC (Ministério da Educação) e a AGU (Advocacia Geral da União) preparam os documentos para recorrer da decisão da Justiça Federal sobre o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na tarde desta quinta (20), o juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou que o processo seletivo fosse estendido apenas para os estudantes fluminenses até o dia 26 de janeiro devido às tragédias provocadas pelas chuvas na região serrana.O MEC informa que já entregou a nota técnica à AGU, que deve entrar com o recurso ainda hoje. Por enquanto, ainda não há solução para o impasse.
O problema em relação à prorrogação das inscrições para o Rio, segundo o próprio MEC, é que o sistema não pode ser separado por Estados ou regiões. Ou seja: para manter o sistema do Sisu aberto para os estudantes fluminenses, o ministério teria que permitir a abertura para vestibulandos de todo o país.
Além disso, isolar apenas os alunos do Estado fluminense quebraria a isonomia do concurso, que é nacional, diz o ministério. A pasta destaca que mais de 3,2 milhões de estudantes fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e que eles estaria aptos a tentar diferentes processos seletivos com essa nota.
Reabrir as inscrições do Sisu tem uma série de fatores como consequência. Uma delas é que as inscrições do Prouni (Programa Universidade para Todos) - outra seleção que envolve a nota do Enem - foram abertas nesta sexta, e o sistema de internet do MEC é limitado. Assim, não é possível que milhões de estudantes acessem esses canais ao mesmo tempo; isso provocaria um colapso e o sistema ficaria fora do ar.
0 Você está em: “MEC e AGU vão recorrer de decisão sobre Sisu a partir de hoje”